Rituais simbólicos
No contexto de cada casal e da cerimónia que desejam, é selecionado um ou dois rituais imbuídos de significado. Os que aqui apresentamos são os mais frequentes e que nos fazem mais sentido numa perspetiva geral, e passivos de adaptação. No entanto, qualquer nova ideia é recebida com o mesmo entusiasmo.
Ritual das Fitas ou Handfasting
De origem celta, este ritual centra-se na união das mãos dos noivos em fitas entrelaçadas enquanto trocam juras de amor ou votos. A cor de cada fita tem um significado particular para aquele casal e podemos envolver convidados especiais neste ritual, em que cada um entrega uma das fitas.
Este é um ritual elegante, que traz cor à cerimónia. Os noivos "dão o nó" e no final guardam as fitas, para que a ligação criada naquele momento seja sempre lembrada.
Ritual das Areias
O ritual consiste em misturar as areias de cada um dos noivos, de cores diferentes. Estas simbolizam as suas personalidades e vivências, e iniciam naquele momento uma nova família, inseparável.
Os filhos já existentes são bem-vindos a participar neste ritual, enriquecendo a emoção da cerimónia. Pais e padrinhos podem também fazê-lo, caso os noivos assim o desejem, pois também estes contribuem para a nova família.
O novo recipiente trará cor à vossa decoração, recordando a ligação criada naquele momento.
Ritual da Árvore
Juntos, os noivos plantam uma nova árvore, símbolo das raízes do seu casamento e do contínuo crescimento do seu amor. Tal como as árvores, também o amor deve ser cuidado, para crescer forte e ser duradouro. E se lhe juntarem dedicação, criarão novos ramos e darão frutos.
Ritual das Velas
Cada noivo segura uma vela, que significa a luz, o potencial de cada um. Juntos, os noivos acendem uma nova vela, maior. Contribuem ambos para um amor cuja chama jamais pode ser apagada. Uma nova família nasce e ilumina todos os que vieram celebrar com os noivos.Essa vela pode ser personalizada e acendida no aniversário do casamento, para recordar a ligação criada naquele momento.
Ritual do Vinho
O vinho possui propriedades muito especiais, fazendo com que melhore com o passar dos anos, tornando-o mais saboroso e de melhor qualidade. Assim deve ser o casamento.
Para este ritual, os noivos devem elaborar cartas um para o outro e colocá-las numa caixa juntamente com uma garrafa de vinho.
A caixa é fechada no final da cerimónia e reaberta numa data à escolha dos noivos, altura em que irão ler as cartas de amor enquanto desfrutam do vinho e recordam aquele dia tão especial.
Ritual da Cápsula do tempo
Neste Ritual são depositados numa caixa vários objetos que façam sentido para os noivos. Podem ser fotografias, souvenirs de viagens em comum, jóias, cartas de namoro, por exemplo.
Esta será uma cápsula do tempo e deverá ser reaberta numa data a definir pelo casal.
Podem também pedir a familiares e amigos que contribuam para este ritual, e se fizer sentido, pedir-lhes que justifiquem quando fizerem o depósito do elemento, durante a cerimónia.
Ritual da Flor
É escolhida uma flor com um significado específico, e cada um oferecerá ao outro durante a cerimónia. Esse será o símbolo do seu amor e ficarão ambas depositadas numa jarra, durante todo o tempo, sendo testemunhas vivas daquela união.
Nos momentos importantes do casamento, (ou quando quiserem!) deverão usar aquela jarra para colocar uma ou outra ou ambas as flores, de forma a transmitir amor e recordar a ligação criada.
Ritual do Aquecimento das alianças
É criado um momento de ternura em que as alianças dos noivos passam pelas mãos dos convidados ou de parte deles, a quem é pedido que as recebam, envolvam e lhes transmitam uma palavra de energia positiva.
Desta forma, a troca das alianças carrega literalmente toda a boa energia e amor daquele momento.
Katherine & Jadson
28.12.2022
"Thank you so much! It was so the most beautiful and meaningful ceremony. You did an incredible job! We are so so happy. I can't thank you enough."